O implante coclear é a melhor solução para quem sofre de surdez severa ou profunda e não obtém resultados com os aparelhos auditivos. Nesses casos, a cirurgia pode oferecer uma resolução definitiva à perda de audição.

Devido ao alto nível de tecnologia envolvida nesse produto — que pode ser implantado em pessoas de todas as idades —, ele também é conhecido como ouvido biônico.

Quer entender o que é o implante coclear, como funciona e como é feita a cirurgia? Responderemos essas e outras dúvidas a seguir!

O que é o implante coclear?

O implante coclear é um dispositivo colocado cirurgicamente no ouvido, permitindo que pessoas com surdez severa e/ou profunda consigam ouvir os sons do ambiente e a fala.

Parte do aparelho fica dentro do ouvido do paciente, na cóclea, e a outra parte é colocada sob a pele do lado de fora da cabeça, logo atrás da orelha. Essa parte externa se comunica ainda com uma antena, que se acopla a ela por meio de um imã.

Como o implante coclear funciona?

O implante estimula o nervo auditivo diretamente, não dependendo da transmissão de som pelo ouvido externo ou pelas células do ouvido interno.

A parte externa é composta de um processador de fala, uma antena e um microfone, que captam os sons e transmitem eles para a parte interna do implante coclear.

A parte interna do implante capta essas informações e, por meio de eletrodos, estimula eletricamente o nervo auditivo, permitindo que o indivíduo ouça os sons.

Isso faz com que a audição do indivíduo fique normal?

Depende: cada indivíduo responde ao implante coclear de forma diferente. Os fatores que interferem no resultado são o tempo de surdez, as causas da surdez, se o paciente tem uma linguagem estabelecida, sua idade e a realização de terapia fonoaudiológica. 

De forma geral, o indivíduo será capaz de perceber os sons do ambiente, mas isso não garante que o cérebro será capaz de interpretar aqueles sons como fala, por exemplo. Além disso, no início, o cérebro ainda precisa se acostumar com o som do implante coclear e, por isso, é difícil para o usuário diferenciar os tons e a voz de cada pessoa.

Quais as vantagens do implante coclear?

Não há dúvida de que o estímulo sonoro gerado pelo implante é benéfico aos indivíduos que se submetem à cirurgia.

Além de melhorar os níveis de audição, o implante contribui para o desenvolvimento da linguagem e da fala, deixando o indivíduo mais confiante para interagir com outras pessoas e se comunicar em diferentes meios da sociedade.

O implante coclear é indicado para o tratamento de qualquer tipo de surdez?

Não. O implante coclear é uma opção para pacientes com surdez do tipo neurossensorial bilateral e severa/profunda — ou seja, aquela que afeta ambas os ouvidos e não se beneficia da amplificação do som gerada pelos aparelhos auditivos comuns.

Como é a cirurgia de colocação do implante?

Trata-se de um procedimento relativamente simples em que o paciente é internado na véspera e tem alta 24h após a cirurgia. Durante o procedimento, raspa-se o cabelo de uma pequena região atrás do ouvido para que seja possível colocar os eletrodos através de um pequeno corte na pele e no crânio.

A cirurgia costuma durar cerca de 2h e é feita sob anestesia geral. Os pontos são retirados em duas semanas e a ativação do aparelho geralmente é feita um mês depois pelo fonoaudiólogo, que continuará acompanhando o paciente durante o uso do implante coclear. 

Quando a cirurgia para colocação do implante coclear deve ser feita?

Em crianças que nasceram surdas e nunca receberam qualquer estímulo sonoro, o ideal  é que o implante seja feito o mais cedo possível, em especial até os 3 anos de idade. Afinal, é nessa fase que o cérebro está mais receptivo ao aprendizado da linguagem, e os resultados alcançados são mais próximos ao natural.

Se a pessoa perdeu a audição ao longo da vida, depois de aprender a linguagem, o fator mais importante é o tempo de surdez. Quanto menor o tempo de surdez, melhores serão os resultados.

Interessou-se pelo implante coclear e quer saber mais sobre o assunto? Visite o site da Advanced Bionics e confira as soluções que oferecemos para você!