Você sente calafrios só de pensar em conviver com algo que não faz parte do seu corpo? Acredita que uma pessoa que faz implante coclear nunca mais será a mesma? Pois saiba que não há motivo para tantos temores.

Também chamado ouvido biônico, o implante coclear consiste em um dispositivo que é inserido dentro do ouvido do paciente. O equipamento é capaz de captar os sons e transformá-los em impulsos elétricos, proporcionando a capacidade de ouvir para pessoas que têm deficiência auditiva bilateral severa à profunda. A cirurgia é simples, a recuperação é rápida e os resultados são altamente precisos.

No post de hoje, mostraremos como é possível ter uma vida normal e até melhor após o implante. Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Quando deve ser usado?

Para algumas pessoas, o uso de aparelhos auditivos comuns já não surte o efeito desejado. Muitas vezes, a surdez chega a um grau tão severo que eles não ajudam mais.

Algumas crianças também nascem com perda auditiva congênita. Como ensiná-las a falar e a se comunicar se elas não conseguem ouvir? Nesse caso, quanto mais cedo for feito o implante, maiores as chances de que ela se desenvolva como qualquer outra criança com audição normal. 

Mesmo em situações nas quais já existe atraso, ainda é possível recuperar-se e alcançar o mesmo patamar de desenvolvimento das outras crianças. Pessoas implantadas podem falar ao telefone, ouvem música, cantam e fazem tudo o que as outras pessoas com audição normal fazem. Podemos dizer, então, que os benefícios do implante são inúmeros

Quais os resultados?

É importante lembrar que a surdez ainda não tem cura. O implante coclear é uma espécie de ouvido artificial, por meio do qual a pessoa identifica os sons do ambiente. Para isso, entretanto, é necessário que a parte externa do equipamento esteja conectada. 

Nos primeiros meses, pode ser que o som pareça um tanto robótico, mas esse sintoma costuma sumir rapidamente, dando lugar a uma audição bem próxima da natural. Inclusive, pessoas que perderam a audição dizem que ela é a mesma de antes, após a cirurgia.  

Que cuidados devem ser tomados?

Assim como todo implante, o coclear também inspira alguns cuidados. Um deles está associado à água. Muita gente ainda acredita que, após o implante, a pessoa nunca mais poderá ir a uma piscina. 

Isso é mito. O único cuidado que deve ser tomado é o de retirar a parte externa do aparelho, se não for à prova d’água. Fora isso, pode ir à piscina, à praia, lavar a cabeça… tudo normalmente.

Detectores de metal também costumam acusar a presença do aparelho. Portanto, seguranças de agências bancárias e aeroportos, por exemplo, devem ser avisados. De preferência, ande com a carteirinha de identificação de implantado. 

Alguns exames e procedimentos médicos também não podem ser realizados, sendo de extrema importância que todos os profissionais que tratam do paciente estejam cientes. 

Viu só como é possível levar uma vida normal após o implante coclear? Para obter mais informações, entre em contato conosco e descubra tudo o que é preciso saber sobre o procedimento!