Você já ouviu dizer que algumas pessoas só entendem o valor da audição quando ela já não é mais a mesma? Muitas vezes, essa perda é provocada por hábitos que prejudicam a audição, e evitá-los é fundamental para cuidar da saúde dos ouvidos. 

Portanto, não espere sofrer uma perda auditiva para se dar conta do quanto é importante preservar a audição. Os cuidados necessários não exigem grandes esforços, mas os benefícios são imensuráveis!

Listamos abaixo 5 hábitos que prejudicam a audição. Continue a leitura e entenda como evitá-los!

1. Ouvir música forte

Você adora sair de carro com o som no último volume? Usa fones de ouvido o tempo todo, seja no caminho para o trabalho, na rua ou na academia? Pois sentimos informar que esses hábitos não são nada bons para os seus ouvidos.

A exposição prolongada à música forte pode afetar as células auditivas de forma irreversível. O resultado? Você corre o risco de ir perdendo a acuidade auditiva. 

A boa notícia é que você não precisa deixar de ouvir música: basta fazê-lo em volume fraco e com pequenas pausas para “descanso”.

2. Fumar

Você deve estar se perguntando o que o cigarro tem a ver com a audição, certo? A resposta é: muita coisa! Nele estão presentes diversas substâncias químicas. Dentre elas, algumas capazes de afetar as estruturas sensíveis dos ouvidos.

A partir daí, pode surgir um zumbido, que é um indicativo do início da perda de audição.

3. Deixar de usar protetor auricular em locais ruidosos

Você trabalha em um local que tem muito ruído? Independentemente se o seu local de trabalho é uma empresa com muitas máquinas ou festas com música forte, use protetor auricular. 

Lembra-se do que falamos no primeiro tópico sobre exposição prolongada ao barulho? Pois bem, só o protetor é capaz de atenuar os efeitos dele em seus ouvidos. Ainda assim, é necessário contar com acompanhamento médico, para que qualquer nível de perda auditiva relacionada ao trabalho seja tratado.

4. Inserir objetos nos ouvidos

Algumas pessoas, quando sentem coceira nos ouvidos, não pensam duas vezes antes de cutucá-los com o que tiverem nas mãos. E fazem isso mesmo que se trate de um objeto pontiagudo.

Esse hábito é altamente prejudicial, visto que pode danificar o conduto auditivo ou até mesmo romper os tímpanos. Portanto, não fique cutucando seus ouvidos! Nosso corpo conta com mecanismos que expelem o excesso de cera. A partir daí, você precisa somente limpar a parte externa.

5. Ignorar pequenas alterações na audição

Há quem relute em ir ao médico mesmo quando familiares e amigos dizem que ele(a) está ficando surdo(a). No começo, a diferença é sutil: você não entende uma piada hoje, aumenta o volume da televisão amanhã. Pedir para o caixa repetir o valor, então, acaba virando rotina. 

Esses costumam são indícios de que há perda auditiva. A má notícia é que ir ao médico não fará com que você recupere o que já foi perdido. A boa é que evitará que você continue perdendo. Entendeu a importância?

E você, já está se preparando para abandonar esses hábitos que prejudicam a audição? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente aqui nos comentários!