Infelizmente, a perda auditiva infantil ainda é vista de forma um tanto nebulosa. Existem algumas dúvidas e mitos que permeiam o imaginário popular e são reforçados pela pouca informação sobre o assunto. Quando se fala em implante coclear em crianças então, os medos são ainda maiores.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, trata-se de uma cirurgia simples, de baixo risco, e a adaptação e os resultados costumam ser satisfatórios.

É claro que, como todo procedimento médico, existem contraindicações e cuidados a serem tomados, e somente um médico especializado pode avaliar essas condições. É por isso que é importante escolher um bom profissional para cuidar da audição do seu filho.

Pensando nisso, listamos 4 motivos para a realização do implante coclear. Continue a leitura deste post e saiba mais sobre o assunto!

1. O procedimento gera mais qualidade de vida

A vida de uma criança com implante se assemelha à de outra com audição normal. Crianças com perda auditiva costumam sofrer por não poder participar do mesmo “mundo” cheio de sons no qual as outras vivem. Elas muitas vezes se sentem isoladas e deprimidas.

Com o implante elas serão capazes de ouvir, o que permitirá brincar e interagir com outras crianças. Isso atenua problemas de aprendizagem advindos da perda de audição e melhora a autoestima das crianças.

2. Quanto mais cedo, melhor

Crianças que recebem o implante coclear antes de completar três anos de idade têm mais chances de se desenvolver melhor. Isso porque, quanto mais nova a criança, as conexões nervosas estão em desenvolvimento e será mais fácil será o desenvolvimento das conexões sonoras.

A primeira infância é também a época na qual a criança desenvolve a fala. Se ela já tiver a audição restaurada por meio do implante, provavelmente começará a balbuciar as primeiras palavras praticamente no mesmo tempo das outras crianças com audição normal.

É por isso que, quanto mais cedo o implante for realizado, mais a criança será beneficiada em termos de desenvolvimento e inclusão.

3. A criança pode levar uma vida normal

O implante coclear conta com uma parte interna, que é implantada por meio de cirurgia, e outra externa, removível. Uma criança com implante pode levar uma vida normal, inclusive frequentar praia e piscinas — o único cuidado que deve ser tomado é retirar a parte externa antes de praticar essas atividades, caso a criança não utilize processador à prova d’água.

A audição também permite à criança acompanhar a família ou os amigos em programas como teatros, cinemas, entre outros que incluem sons — inclusive falar ao telefone.

4. O implante amplia os campos de aprendizagem

Uma criança que cresce em um mundo sem sons tem suas possibilidades pessoais e profissionais restringidas na vida adulta. Isso porque a audição permite o aprendizado de outras línguas, por exemplo.

O desenvolvimento da fala também favorece exercer profissões nas quais ela é fundamental. Deixar de optar pelo implante por medo ou preconceito pode fazer com que seu filho perca inúmeras possibilidades na vida adulta.

Entendeu a importância de fazer o implante coclear em crianças? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o procedimento! Informação é poder!