Muitos pais sentem relativa dificuldade em identificar os sinais de surdez na infância. Ainda que a criança tenha nascido com a audição normal, algum grau de perda auditiva pode manifestar-se a qualquer momento da vida. Por isso, é importante estar sempre atento ao seu filho.

Há casos nos quais os agentes de ensino são os primeiros a notar que há algo errado. Isso acontece porque pessoas que trabalham na área de educação convivem diariamente com um grande número de crianças, o que permite o desenvolvimento de parâmetros.

Também há famílias que sequer cogitam pensar no tema, sem imaginar que, caso a perda auditiva realmente exista, quanto mais tardio for o tratamento, maiores serão os prejuízos ao aprendizado e desenvolvimento da criança.

Entretanto, existem alguns sinais que podem ser indicativos de que algo não vai bem com a audição da criança. Para ajudar a identificá-los, listamos abaixo os principais:

1. Rádio e televisão em volume forte

Observe seu filho enquanto ele ouve rádio, assiste televisão ou mesmo quando vê vídeos no computador ou celular. Ele normalmente usa esses dispositivos em volume forte?

Uma criança que sempre pede para aumentar o volume do que está assistindo pode sofrer de algum grau de perda auditiva.

2. Excesso de perguntas quanto ao que foi dito

Crianças são curiosas por natureza e é normal que façam sempre muitas perguntas sobre o que os pais lhes dizem. Entretanto, é importante prestar atenção ao teor desses questionamentos.

Se as perguntas sempre se relacionam a coisas que você já disse ou se você constantemente precisa repetir informações para que ela entenda, pode ser que haja algo a mais que uma simples distração.

Crianças com perda auditiva têm dificuldades para entender o que foi dito e podem ser facilmente confundidas como sendo desatentas. Se isso vem acontecendo com o seu filho, antes de perder a paciência com ele, repita o que foi dito e procure um médico.

3. Dificuldades na escola

A dificuldade auditiva é capaz de atrasar o desenvolvimento da criança em termos gerais. É claro que a vida escolar não ficaria fora dessa.

Crianças com perda auditiva podem apresentar problemas escolares. Isso acontece devido à dificuldade de ouvir a explicação do professor e também de interagir com os colegas.

Em bebês, é possível notar um atraso na fala. Entretanto, caso a perda tenha se manifestado depois, as primeiras dificuldades tendem a aparecer durante a vida escolar.

Qualquer problema de aprendizado deve ser motivo para uma conversa franca com o professor, um psicólogo e um pediatra. Esse último poderá indicar o pequeno a um especialista, caso identifique alguma anormalidade relacionada à audição.

A importância do diagnóstico precoce

Uma perda auditiva diagnosticada precocemente permite a imediata adesão ao tratamento adequado. Muitas crianças que sofrem do problema em graus mais severos vêm se beneficiando do implante coclear.

A partir de uma cirurgia simples, é possível devolver à criança a capacidade de assimilar os sons, e assim permitir um desenvolvimento igual ao das crianças com audição normal.

Os sinais de surdez na infância jamais devem ser ignorados, pois representam a chave para proporcionar ao seu filho uma melhor qualidade de vida.

Se esse post foi útil para você, não deixe de seguir-nos em suas redes sociais. Estamos no FacebookTwittterPinterestLinkedInInstagramYoutubeThe listening room Hearing journey.